domingo, 27 de novembro de 2011

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O livro...

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título Original: Harry Potter and the Philosopher's (Sorcerer's) Stone
Data de publicação: 30 de Junho 1997 (Inglaterra); 14 de Outubro de 1999(Portugal)
Autor: J. K. Rowling
Género: Fantasia e Ficção
Editora Portuguesa: Editorial Presença
Outras Editoras: Bloomsbury (Inglesa); Scholastic (Americana)
Colecção: Estrela do Mar
Número: 9
Número de páginas: 317
Linha de Tempo da História: 1981; Julho a Dezembro de 1991 e início de 1992
Dedicatória: Para a Jessica que adora histórias
                     Para a Ana que também as adora                     

                     e para Di, que ouviu esta primeiro.
                           


                                     -> Sinopse do livro
Quando naquela cinzenta manhã de terça - feira, o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado dos Dursleys, começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio atravessasse as suas mentes - o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá cacontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro?
Esta é uma história mágica, recheada de fantasia e encantamento, de aventuras misteriosas e de perigos arrepiantes, de criaturas sobrenaturais e de surpresas divertidas, que está a enfeitiçar as crianças... e também a gente mais adulta um     pouco por todo o mundo.

-> Capítulos que constituem o livro
Capítulo 1 - O Rapaz que Sobreviveu
Capítulo 2 - O Vidro Desaparecido
Capítulo 3 - As Cartas de Ninguém
Capítulo 4 - O Guarda das Chaves
Capítulo 5 - Diagonal
Capítulo 6 - A Viagem da Plataforma Nove e Três Quartos
Capítulo 7 - O Chapéu Selecionador
Capítulo 8 - O Professor de Poções
Capítulo 9 - O Duelo da Meia - Noite
Capítulo 10 - Halloween
Capítulo 11 - Quidditch
Capítulo 12 - O Espelho dos Invisíveis
Capítulo 13 - Nicholas Flamel
Capítulo 14 - Norbert, o Dragão Noruegês
Capítulo 15 - A Floresta Proibida
Capítulo 16 - Pelo Alçapão
Capítulo 17 - O Homem com duas caras


O filme...

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título original: Harry Potter and the Philopher's (Sorcerer's) Stone
Direcção: Chris Columbus
Produção: David Heyman
Redacção: Steve Kloves 
Género: Aventura e Fantasia
Idioma Original: Inglês
Música: John Williams
Duração: 152 minutos
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Lançamento: 4 de Novembro de 2001 (Reino Unido);
30 de Novembro de 2001 (Portugal)





-> Elenco



Harry Potter (Daniel Radcliffe)
A própria J.K. Rowling, a autora da série de livros na qual a saga cinematográfica é baseada, insistiu para que todo o elenco fosse constituído por britânicos. Susie Figgis foi escolhida como a diretora de elenco, e trabalhou em parceria com Columbus e Rowling nas audições para a escolha dos personagens principais: Harry, Ron e Hermione. As primeiras audições foram realizadas apenas para a escolha destes três papéis, e nelas, apenas crianças britânicas foram consideradas para escolha. As principais audições foram realizadas em três partes, nas quais era necessário ler uma página inteira do livro "Harry Potter and the Philosopher's Stone", improvisar uma cena da chegada dos alunos em Hogwarts (se os atores fossem chamados novamente) e ler várias páginas do script em frente de Columbus. Cenas do script feito por Columbus para o filme Young Sherlock Holmes, de 1985, também foram utilizadas para os testes. No dia 11 de Julho de 2000, Figgis deixou a produção do filme, alegando que Columbus não tinha considerado várias crianças que fizeram os testes "dignas" para os papéis. No dia 8 de Agosto do mesmo ano, o praticamente desconhecido Daniel Radcliffe e os recém-chegados Emma Watson e Rupert Grint foram selecionados para desempenhar os papéis de Harry Potter, Hermione Granger e Ron Weasley, respectivamente.
Ron Weasley (Rupert Grint)

Chris Columbus quis Daniel Radcliffe para o papel principal desde o momento em que o viu na produção da BBC David Copperfield, antes das audições para o elenco terem ocorrido. No entanto, de acordo com Susie Figgis, os pais de Radcliffe eram muito protetores e não deixariam o filho fazer parte do elenco. Columbus explicou que a persistência em tentar tornar o rapaz um membro do elenco ocorreu devido à demissão de Figgis da produção do filme. Radcliffe foi chamado para as audições do filme em 2000, quando David Heyman e Steve Kloves o conheceram e aos seus pais durante a produção de Stones in His Pockets, na cidade de Londres. Columbus e Heyman conseguiram convencer os pais de Radcliffe a deixarem o rapaz interpretar Harry Potter, explicando-lhes que seria protegido contra a invasão da imprensa. J.K. Rowling aprovou a entrada do rapaz no elenco, e declarou: "Após ter visto o (teu) teste de atuação, não acho que Chris Columbus poderia ter encontrado um Harry melhor". Radcliffe recebeu £1.000.000 pelo filme, embora sentisse que o valor não foi "tão importante". William Moseley, que mais tarde foi escolhido para o papel de Pedro Pevensie em As Crônicas de Nárnia, também fez o teste para o papel. Rupert Grint achou que seria perfeito para o papel de Ron Weasley pois "tinha o cabelo ruivo" e era fã da série. Assim que viu um anúncio que falava sobre as audições para o filme, mandou um vídeo no qual fazia um rap sobre como queria aquele papel, para a produção. A sua tentativa foi bem-sucedida, pois em seguida, a equipa de elenco pediu para ter uma reunião com ele. Emma Watson teve o seu nome entregue à equipa de elenco do filme pelo seu professor de teatro em Oxford, e teve que fazer mais de cinco entrevistas antes de conseguir o papel. Watson levou o teste a sério, mas "nunca imaginou que tinha alguma oportunidade de conseguir o papel". Os produtores ficaram impressionados com sua auto-confiança e performance superior as milhares de raparigas que se tinham inscrito.

Hermione Granger (Emma Watson)

Robbie Coltrane foi a primeira escolha de J.K. Rowling para o papel de Rubeus Hagrid. Coltrane, que já era um fã dos livros, preparou-se para o papel conversando com Rowling sobre o passado e o futuro de Hagrid. Richard Harris inicialmente rejeitou o papel de Albus Dumbledore, mas foi convencido a aceitá-lo pelo facto de a sua neta ter ameaçada nunca mais falar com ele caso ele não aceitasse o papel. David Thewlis foi um dos avaliados para desempenhar o papel de Professor Quirrell. No entanto, o papel ficou para o ator Ian Hart, e Thewlis foi escolhido para representar o Professor R.J. Lupin em Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Tim Roth foi o primeiro escolhido para o papel de Severus Snape, porém foi escolhido para o elenco do filme Planet of the Apes, e o papel foi entregue ao ator Alan Rickman. Maggie Smith, que interpreta Minerva McGonagall, foi uma escolha pessoal de Rowling para o elenco. Antes de Julie Walters ser escolhida para o papel de Molly Weasley, a atriz americana Rosie O'Donnell negociou a interpretação da Mrs. Weasley na saga.

<><><> 
Ator/AtrizPersonagem
Daniel Radcliffe   -Harry Potter
Rupert Grint        -Ron Weasley
Emma Watson    -Hermione Granger
Richard Harris    -Albus Dumbledore
Maggie Smith     -Minerva McGonagall
Alan Rickman    -Severus Snape
Ian Hart             -Quirinus Quirrell
Robbie Coltrane -Rubeus Hagrid
Richard Griffiths  -Vernon Dursley
Fiona Shaw       -Petúnia Dursley
John Cleese      -Nick-Quase-Sem-Cabeça
Sean Biggerstaff - Oliver Wood
David Bradley  -Argus Filch
Alfie Enoch      -Dean Thomas
Devon Murray  - Seamus Finnigan
Tom Felton       -Draco Malfoy
Matthew Lewis -Neville Longbottom
Harry Melling    - Dudley Dursley
Chris Rankin     -Percy Weasley
Warwick Davis -Filius Flitwick
Julie Walters     -Molly Weasley
Bonnie Wright  -Ginny Weasley
James Phelps    -Fred Weasley
Oliver Phelps    -George Weasley
Adrian Rawlins - James Potter
Geraldine Somerville -Lily Evans
Richard Bremmer    - Voldemort
Leslie Phillips    - Chapéu Selecionador - Voz




-> As gravações
Castelo de Alnwick
O filme é conhecido como Harry Potter and the Philosopher's Stone em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos, onde se chama Harry Potter and the Sorcerer's Stone. Por isso, todas as cenas em que a pedra filosofal foi mencionada tiveram de ser filmadas duas vezes: uma vez como philosopher e outra como sorcerer. Ao ser anunciado que a Catedral de Gloucester seria usada para algumas cenas de Hogwarts, foram enviados vários protestos aos jornais locais, alegando ser uma blasfémia e que a equipa do filme seria impedida de realizar o seu trabalho. A maior parte das outras cenas em Hogwarts foram filmadas no Castelo de Alnwick e na Harrow School. A Catedral de Durham e partes da Universidade de Oxford também foram usadas como localização. Diversos sets foram construídos nos Estúdios Leavesden (construídos em 1994 para o filme GoldenEye), dentre eles a Diagonal. A Plataforma 9 e 3/4 foi filmada na verdadeira estação de King's Cross, mas entre as plataformas 4 e 5. Outra localização do livro que também aparece no filme foi o Zoológico de Londres.

A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida, no caso de alguns fãs do filme decidirem invádi-la. Numa das cenas em que Harry, Ron, e Hermione conversam com Hagrid, ele toca uma das músicas da banda sonora do filme na sua flauta: Hedwig's Theme. Um dos retratos, na cena das escadas que se movem, é uma pintura da segunda mulher do rei Henrique VIII, Ana Bolena: popularmente acreditava - se que ela fosse uma bruxa. No troféu de Quidditch do pai de Harry também constam os nomes de M.McGonagall (referindo-se a Prof. Minerva McGonagall) e de R.J.H.King (referência a John King, o diretor de arte do filme)e de Tom Marvolo Riddle (Lord Voldemort). Como treinar roedores demora muito tempo, Scabbers, o rato de Ron, foi feito por computação gráfica. Diversas empresas de efeitos especiais trabalharam no filme, com a Industrial Light & Magic foi criada a cara de Voldemort na cabeça de Quirrell, a Rhythm & Hues animou o dragão Norbert e a Sony Pictures Imageworks criou o quidditch. Houve uma cena de Harry com Hagrid onde Harry lia o material indicado, e após referir as luvas de pele de dragão Hagrid diz que queria muito ter um.

-> Trailer do filme








2 comentários:

  1. Oi flor, também não consegui no DropBox, mas tem outros sites que te proporcionam colocar musica no blog aqui tem outro tutorial http://material-extra.blogspot.com/2011/04/zing-mp3.html



    Estou seguido aqui obrigada pela visita *0*

    ResponderEliminar
  2. Amo essa musica, já baixei ela, ótima escolha, amo HP pode apostar voltarei aqui mais vezes! *0* um beijo enorme

    ResponderEliminar