quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O livro...


Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Data de publicação: 8 de Julho de 1999 (Inglaterra); 31 de Março de 2000 (Portugal)
Autor: J. K. Rowling
Género: Fantasia e Ficção
Editora Portuguesa: Editorial Presença
Outras Editoras: Bloomsbury (Inglesa)
Colecção: Estrela do Mar
Número: 13
Número de páginas: 352
Linha de Tempo da História: 1993 - 1994
Dedicatória: Para Jull Prewett e Aine Kiely,
                      as madrinhas do swing
 



                                     -> Sinopse do livro
Faltavam ainda algumas semanas para o fim de mais umas horrendas férias de Verão com os Dursleys, quando Harry ouve a triste notícia da vinda da detestável tia Marge! Quebrando as leis de Hogwarts, Harry não resiste a usar os seus poderes de feiticeiro e acaba por abandonar a casa dos tios, deixando a perplexa tia Marge, mais inchada do que um balão, a flutuar junto ao tecto da cozinha dos Dursleys... Mas este terceiro ano de Harry Potter na Escola de Magia e Feitiçaria esconde perigos insuspeitados.
De Azkaban, a prisão - forte para feiticeiros, evade - se o prisioneiro mais temido, Sirius Black, que muitos dizem ser o fiel servidor de Voldemort, o Senhor das Trevas.
E porque repetiria ele, durante o sono, a frase: « Ele está em Hogwarts... Ele está em Hogwarts»? Estaria a referir - se a Harry Potter? Tudo indica que sim. O nosso herói não está a salvo nem mesmo dentro das paredes da Escola, agora que o lado negro está a reunir as suas forças.
A atmosfeta em Hogwarts torna - se cada vez mais tensa.
Quem é afinal Sirius Black? Porque é que os Dementors, os guardas de Azkaban, têm um efeito tão devastador sobre Harry? Haverá realmente um traidor entre os seus amigos de Hogwarts? A cada nova aventura, Harry enfrenta forças mais poderosas, a cada nova aventura, levanta - se um pouco mais o véu que esconde os mistérios da sua família...



-> Capítulos que constituem o livro
Capítulo 1 - O Correio das Corujas
Capítulo 2 - O Grande Erro da Tia Marge
Capítulo 3 - O Autocarro Cavaleiro
Capítulo 4 - O Caldeirão Escoante
Capítulo 5 - O Dementor
Capítulo 6 - Cartas e Folhas de Chá
Capítulo 7 - O Sem Forma no Guarda - Fato
Capítulo 8 - A Fuga da Dama Gorda
Capítulo 9 - Uma Terrível Derrota
Capítulo 10 - O Mapa do Salteador
Capítulo 11 - A Flecha de Fogo
Capítulo 12 - O Patronus
Capítulo 13 - Gryffindor vs. Ravenclaw
Capítulo 14 - A Inveja de Snape
Capítulo 15 - A Final de Quidditch
Capítulo 16 - A Previsão da Professora Trewlaney
Capítulo 17 - Gato, Rato e Cão
Capítulo 18 - Moony, Wormatil, Padfoot e Prongs
Capítulo 19 - O Servo de Lord Voldemort
Capítulo 20 - O Beijo do Dementor
Capítulo 21 - O Segredo de Hermione
Capítulo 22 - O Correio das Corujas de Novo


O filme...


Título: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Direcção: Alfonso Cuarón
Produção: David Heyman; Chris Columbus; Mark Radcliffe
Redacção: Steve Kloves 
Género: Aventura e Fantasia
Idioma Original: Inglês
Música: John Williams

Duração: 142 minutos
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Lançamento: 31 de Maio de 2004 (Reino Unido);
29 de Julho de 2004 (Portugal)




-> Elenco
Tal como referi em Harry Potter e Câmara dos Segredos, só falarei neste tema, dos actores que não entraram nos filmes anteriores.

Ator/ Atriz          Personagem
David Thewilis  -  Remus Lupin
Emma Thompson - Sybill Trewlaney
Pam Ferris    -      Marge Dursley
Michael Gambon - Albus Dumbledore
Gary Oldman  -    Sirius Black
Julie Christie     -  Madame Rosmerta










-> Curiosidades
  • David Thewlis, que interpreta o Prof. Lupin, já tinha sido escolhido para interpretar o Prof. Quirinus Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal;
  • Michael Gambon substitui Richard Harris como o personagem Albus Dumbledore, devido à morte de Harris no final de 2002;
  • A atriz Emma Thompson, aceitou interpretar a Professora Sybill Trelawney por causa da sua filha de quatro anos. Além disso, já foi casada com Kenneth Branagh, o Prof. Gilderoy Lockhart em  Harry Potter e a Câmara dos Segredos.
  • A equipa de efeitos especiais de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban demorou 6 meses a criar o visual definitivo dos Dementores.
  • O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, e ensinou a vários integrantes do elenco pequenos truques de magia;
  • O seu desempenho na bilheteria é classificado como sendo o mais baixo entre os oito filmes da série, apesar de se posicionar como um dos 32 filmes de maior valor de bilheteria de todos os tempos.


-> Produção





 



Este é o primeiro filme da série em que o cenário é diferente. As gravações começavam oficialmente a 17 de Fevereiro, mas Daniel Radcliffe já tinha gravado, alguns dias antes, as cenas em que chamava, acidentalmente, o Autocarro Cavaleiro. Este é o primeiro filme da série Harry Potter dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, pois Chris Columbus decidiu afastar - se devido ao desgate provocado por realizar seguidamente filmes da série. O convite para a direção do filme surpreendeu o próprio diretor Alfonso Cuarón, já que tinha sido indicado para o Óscar de melhor roteiro original por "Y tu mamá también" (onde dois adolescentes se relacionam com uma mulher mais velha). O produtor do filme, David Heyman, justificou: "Há uma conexão. Em "A tua mãe também", Cuarón trabalhou com miúdos no final da adolescência. Agora, vai trabalhar com miúdos que estão a entrar nessa fase". Comenta-se que existia uma cláusula no contrato do diretor Alfonso Cuarón que o proibia de dizer palavrões no set de filmagens. Steven Spielberg, que tinha sido escolhido para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir o filme, por achar que era uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou por não ser chamado. Além dele, Kenneth Branagh (que interpretou o Prof. Gilderoy Lockhart no segundo filme da série), Guillermo del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação da banda desenhada Hellboy), Marc Forster (que preferiu dirigir Em Busca da Terra do Nunca) e Collie Khouri estiveram nomeados para dirigir o filme.


-> Gravações



Paul Kieve e o diretor Alfonso Cuarón fazem uma pequena aparição na cena do Três Vassouras. As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangs das prisões russas e indicam que a pessoa deve ser temida e respeitada. Quando aparece o Mapa do Salteador pela primeira vez, mostra Newt Scamander, escritor do livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, mesmo não sendo professor em Hogwarts. Um incêndio, próximo ao viaduto de Glenfinnan, na Escócia, atrasou as gravações das cenas do Expresso de Hogwarts. Quando Harry recebe o Mapa do Salteador dos gémeos Weasley, o nome "Moony" (Tem a ver com lua, que é o apelido de Lupin) está escrito como "Mooney": não é um erro, mas um gracejo com o Supervisor dos Efeitos do Visuais, Karl Mooney. A música que o coro canta no Salão Principal ("Double Trouble") partiu da peça Macbeth, na qual é usada por três bruxas para amaldiçoar o futuro Rei da Escócia. Numa fonte próxima à  entrada de Hogwarts, existem várias estátuas de águias a comer serpentes: esta é uma referência que Alfonso Cuarón  faz à imagem que aparece na bandeira do seu país, o México.









-> Trailer do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário